Gerson Dias bio photo

Gerson Dias

Consultor ALM, desenvolvedor de softwares e sonhador. Nisso e no mais, um aprendiz.

Email Twitter Facebook Google+ LinkedIn Github Stackoverflow

Com o arquivo de manifesto pronto, podemos partir para o desenvolvimento de nossa aplicação. Vamos lá!

##Inicializando a aplicação Você pode desenvolver a sua aplicação da maneira que achar melhor, com os componentes que quiser e seguindo a arquitetura que achar melhor. Não há nenhum tipo de restrições impostas pelo VSTS para suas aplicações. A única questão a tomar atenção na página de sua aplicação (que foi definida no arquivo de manifesto), é inicializar o SDK do VSTS, com o seguinte código:

<body>
    <script type="text/javascript">
        // Initialize the VSS sdk
        VSS.init({
            setupModuleLoader: true,
            moduleLoaderConfig: {
                paths: {
                    "Scripts": "scripts"
                }
            }
        });
        // Wait for the SDK to be initialized
        VSS.ready(function () {
            require(["Scripts/app"], function (app) { });
        });
    </script>
    ...
</body>

Como a intensão desta série de artigos não é focar no desenvolvimento da parte web da extensão e sim nos pontos de integração com a plataforma do VSTS, como prova de conceito, iremos utilizar o código de exemplo contido no site todomvc, mostrando um todo/checklist com as funcionalidades básicas utilizando Angular + Typescript. Veja o código no repositório do projeto de exemplo e continue acompanhando nosso repositório.

Como resultado de nossa codificação, temos a seguinte imagem:

Exemplo Checklist

Neste ponto você verá que apesar de funcional, nossa extensão ainda não é utilizável, afinal o mesmo checklist é exibido em todos os workitems. No próximo artigo iremos explorar os pontos de integração disponíveis para as extensões e os serviços de armazenamento de dados e busca de informações sobre o contexto da ação do usuário dentro do VSTS.

Até a próxima!!

####Posts anteriores: * Desenvolvendo Extensões para o Visual Studio Team Services - Parte 1 * VSTS Extensions Parte 2 - O arquivo de Manifesto